Henri Wallon é um dos defensores do interacionismo, que entende que os indivíduos se desenvolvem a partir de suas características biológicas, em interação com o meio onde vivem. Autor da Teoria Psicogenética do Desenvolvimento, Wallon propõe uma série de estágios do desenvolvimento, que podem ajudar o professor a compreender os processos de aprendizagem das crianças e adiantar as possibilidades das fases posteriores. Para o pesquisador francês, os estágios não são etapas rigidamente estabelecidas, porque os conflitos internos e externos das crianças promovem reviravoltas que compõem os percursos individuais.
ESTAGIO IMPULSIVO (0 A 3 MESES) - EMOCIONAL (3 MESES A 1 ANO)
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LINHAS GERAIS |
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO |
RECURSOS DE APRENDIZAGEM |
Estágio predominantemente afetivos (isto é, tudo afeta o bebê).
Os alimentos fundamentais da criança são a comida e as relações com as pessoas.
O bebê tem o olhar voltado para si, para o autoconhecimento.
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Impulsividade – de 0 a 3 meses:
Emoções – aos poucos (3 meses a 1 ano):
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Liga-se ao cuidador por meio do contato com a pele, pelo olhar e pelo toque.
Ao interagir com objetos e pessoas, os bebês experimentam sensações e emoções e descobrem o mundo. |
ESTAGIO SENSÓRIO-MOTOR (12 A 18MESES) E PROJETIVO (18 MESES A 3 ANOS)
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LINHAS GERAIS |
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO |
RECURSOS DE APRENDIZAGEM |
Com a fala e a marcha em pleno desenvolvimento, existe predominância da cognição.
A criança tem o olhar mais voltado para o mundo externo e quer descobrir e aprender sobre o que a cerca.
Com as experiências que vive, vai se diferenciando do mundo.
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Período Sensório-motor – 12 a 18 meses: Explora o espaço físico, discriminando e definindo a ideia que faz das pessoas, dos objetos e dos espaços: quer descobrir como são, como funcionam e o que pode fazer com eles.
Período Projetivo – 18 meses e 3 anos: Faz imitações e simula situações. É o início da atividade simbólica.
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Oferecer situações, materiais e espaços diversificados.
Valorizar as perguntas e questionamentos das crianças e corresponder aos seus desejos de pesquisa e brincadeiras.
Favorecer a construção de cenários para o faz de conta, disponibilizando materiais potentes como caixas, caixotes, tecidos, bonecos, carrinhos, entre outros.
Aproximar as crianças da literatura e observar as brincadeiras para propor desafios e enriquecer o repertório.
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ESTAGIO PESONALISMO (3 A 6 ANOS)
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LINHAS GERAIS |
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO |
RECURSOS DE APRENDIZAGEM |
É a fase de se descobrir diferente do adultos e das outras crianças, de estabelecer relações com o mundo.
Com o predomínio da afetividade, a criança é afetada por tudo, se emociona e se sensibiliza. Está mais voltada para si, para o autoconhecimento.
Com as experiências vividas, aprimora as respostas às emoções e sentimentos e, com o autocontrole pode até escondê-las.
É uma fase caracterizada pelo ciúme, em que a criança demanda exclusividade nas atenções e é possessiva com seus objetos.
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Características marcantes das relações interpessoais:
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Fundamental:
Do ponto de vista afetivo:
Garantir:
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